Sobre

A proposta de instrumentos musicais alternativos e artesanais foi idealizada por Alexandre Almeida. Desde a infância Alexandre já se interessava por arte e música e com aproximadamente 6 anos construiu seu primeiro instrumento: um pequeno violão de lata ( baseado na observação de um cavaquinho). A partir disso construiu demais instrumentos de forma empírica e em 2000 ingressou no Conservatório  de Musica Santa Cecília (Pindam.ba SP) e em 2002 no curso de Bacharelado em Música da Universidade Federal de Pelotas. Durante o período acadêmico pesquisou instrumentos musicais de diversas culturas e aguçou sua inquietação sobre padrões musicais convencionais e aumentou as descobertas sobre formas de produção sonora alternativas e passou a construir diversos instrumentos.

Alexandre então passou a descobrir, experimentar, construir e executar instrumentos musicais não convencionais feitos reutilizando materiais descartados diversos e recursos naturais como madeira, coco, bambu, cabaça, cortiça entre, outros.

Esses novos instrumentos resultaram num tipo musical livre dos padrões convencionais e que focasse nas reações sonoras e expressão espontânea de sentimentos.

Alexandre já ministrou oficinas e demais atividades de produção sonora e construção de instrumentos em 8 estados do Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Espírito Santo, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná, em congressos, simpósios, encontros, festivais, entidades, escolas entre outros.

Os instrumentos construídos por Alexandre estão espalhados por diversos países do mundo como: Inglaterra, Estados Unidos, Canadá, Taiti, Holanda, China, Suécia e Venezuela.